quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Amadora 93.7

Amadora 93.7

1989 - Rádio Mais (Amadora)
No ano 1989, começa a emitir no 93.7 FM, concelho de Amadora, a Rádio Mais. Esta estação emite até ao ano de 1995 (6 anos)

1995 - Central FM (Lisboa)
Em Agosto de 1995, a Rádio Mais de Amadora é extinta e uma nova rádio nasce no 93.7 - Central FM, na região de Lisboa. Esta frequência é comprada pela Discoteca Strauss à Rádio Mais da Amadora. A liderar este novo projecto radiofónico está António Macedo, e conta com nomes de "peso" com é o caso de Carlos Cruz, Paulo Bastos, João Paulo Guerra, Miguel Monteiro entre outros. Existe alguma expectativa sobre o tipo de projecto para concorrer contra a TSF.

Em Dezembro de 1996, uma Festa de Finalistas dos anos 60 é emitido na Central FM - 93.7 FM Amadora/Lisboa, todos os Domingos, das 19 às 20 horas. A Central FM passa música e mais música. As mexidas na Central FM. O objectivo da rádio muda com as saídas de algumas principais caras dos 93.7 pouco tempo depois do arranque da rádio.

Em Fevereiro de 1997, Júlio Isidro é o novo director da Central FM. Após saída da maior parte dos profissionais de peso que encabeçavam o projecto, Júlio Isídro foi convidado para tomar novamente conta de uma rádio, após, alguns anos atrás, ter estado ligado à Rádio Minuto (Lisboa) e esta ter falido. Quando é questionado pelo projecto que ele tem para a Central, "não há projecto, é o que for aparecendo".

Maio de 1997. Durou pouco o mandato de Júlio Isidro como director da Central FM. Este mês demitiu-se poucos dias antes de todos funcionários da rádio serem despedidos, à excepção de três técnicos que colocaram mais um giradiscos no ar. Um grande sinal menos para os despedimentos na Central FM.

Junho de 1997. A Central FM de Lisboa é transformado num autêntico "gira-disco", tal como a Latina FM, Memória FM, Estação Orbital e Rádio Nostalgia, todas do éter de Lisboa.

1997 - Lights FM (Lisboa)
No ultimo semestre de 1997, a Editora Strauss faz modificações na sua frequência 93.7 FM Amadora, extinguindo a Central FM de Lisboa para dar lugar à em Lights FM.

Agosto de 1998. Passaram dois anos que a Editora Strauss explora a frequência 93.7 FM da Amadora, que foi inicialmente atribuída à Rádio Mais. Os dois projectos que tentou implementar (Central FM e LightsFM) não conseguem ganhar público.

Maio de 1999. Dois anos após a saída de Júlio Isidro de director da então Central FM - que deu lugar à Lights FM (Amadora 93.7 FM) - esta rádio não passa mais que música instrumental e alguma publicidade.

Fevereiro de 2000. A Lights FM (93.7 Amadora) deixou de ser uma rádio de música de elevador que passava apenas faixas instrumentais.

2000 - Rádio Mais (Amadora)
Em Setembro de 2000 e após 5 anos fora do éter, a Rádio Mais de Amadora volta a renascer no 93.7 FM.

Em Novembro de 2000, a Rádio Mais é feita "por e para" universitários. A Grande Lisboa há muito procurava ter uma rádio universitária e algumas associações de estudantes desejavam uma rádio. A fuga às play-lists rígidas é um ponto positivo que infelizmente não chega para disfarçar o amadorismo contrangedor dos animadores que mantém em antena.

Outubro de 2001. A Rádio Mais 93.7 FM Amadora, parece finalmente estar a estabilizar o projecto. Depois de ter tentado ser uma rádio universitária e atabalhoada, a Rádio Mais mudou de postura. De uma forma simples e sem arriscar grandes voos, criou um projecto de rádio com boa música e informação. A selecção musical sai fora das playlists e oferece grandes músicas de Sinatra, Caetano Veloso, Baz Luhrmann, etc. Foram recuperados os jingles da Central (para a informação) e da Lights, o que para quem ouviu estas estações (também nesta frequência), pode no início parecer uma grande salganhada, mas está a ajudar a criar identidade sonora na estação.

A segunda vida da Rádio Mais tem a duração de 6 anos, o mesmo que a sua primeira vida (1989-2005), contabilizando 12 anos de emissão.

2006 - Kiss FM Lisboa (Amadora)
1 de Março de 2006, surge a Kiss FM Lisboa no 93.7 FM Amadora. O projecto, que levou cerca de meio ano a alinhavar, nasceu na frequência da Rádio Mais, da Amadora, 93.7, e quer "roubar" um bocadinho de audiência a todas as outras rádios ouvidas na capital. Jorge Correia, responsável pelo projecto da Kiss FM Lisboa refere o aparecimento de mais Kiss FM noutras zonas do País nos próximos tempos que "é muito provável". A primeira Kiss FM a surgir em Portugal foi a Kiss FM Algarve que já emite há alguns anos para cá.

2010 - FI FM (Amadora)
Pedro Tojal está de regresso ao sector dos media com o grupo de comunicação social Digifi. O antigo administrador e director-geral da MCR é com 51% o sócio maioritário do novo grupo de comunicação, juntamente com duas outras empresas cujos nomes Tojal preferiu não revelar. A rádio FI FM é o primeiro projecto a ser conhecido deste novo grupo que, a partir de Janeiro de 2009, emite na frequência 93.7 FM, da antiga Kiss FM, entretanto adquirida

Sem comentários:

Enviar um comentário